A Secretaria de Mobilidade do Distrito Federal (Semob) atendeu a uma antiga demanda dos moradores do bairro Zumbi dos Palmares, em São Sebastião, e iniciou, nesta segunda-feira, um serviço provisório de transporte público na região. A medida veio após vários pedidos feitos por lideranças comunitárias e prevê a utilização de microônibus “zebrinhas” no sistema de integração.
O novo serviço permite que os moradores embarquem no microônibus próximo de suas residências e, posteriormente, realizem a troca para um ônibus convencional no Terminal Rodoviário de São Sebastião, facilitando o deslocamento até seus destinos de trabalho e estudo.
Reclamações e questionamentos
Apesar da novidade, os primeiros dias do serviço já trouxeram algumas reclamações por parte da população. Um dos principais pontos levantados pelos moradores é a falta de atendimento aos finais de semana, o que compromete a mobilidade de quem precisa se deslocar nesses dias.
Além disso, há dúvidas sobre a pontualidade dos horários dos microônibus, principalmente para aqueles que dependem do transporte para chegar ao trabalho no horário correto. As questões foram encaminhadas à Ouvidoria Comunitária DF e Entorno, que deve cobrar esclarecimentos da Semob sobre essas pendências.
Expansão do serviço
O Distrito Federal recebeu recentemente oito novos micro-ônibus do tipo “zebrinha” – nome popular devido à coloração listrada vermelha e branca dos coletivos –, que começaram a rodar em Águas Claras, Arniqueira e Taguatinga na sexta-feira (13/9) e em São Sebastião o iniciou A PARTIR DESTA SEGUNDA FEIRA 17/03
A população aguarda agora um posicionamento da Secretaria de Mobilidade para saber se haverá ajustes na oferta do serviço, incluindo a extensão do funcionamento para os finais de semana e a adequação dos horários para atender às necessidades da comunidade.