por Lippe Viana
O Portal Ouvidoria Comunitária DF e Entorno tem recebido diversas queixas de moradores do Morro da Cruz, em São Sebastião, sobre a precariedade do transporte público no bairro, especialmente aos sábados e domingos. A falta de ônibus tem gerado transtornos e preocupações para a comunidade, que já convive com outros desafios, como a má qualidade das vias.
Maria Lúcia, moradora do bairro, relata que frequentemente chega a esperar até uma hora por um ônibus. “Muitas vezes, preciso pegar mototáxi ou Uber para chegar à rodoviária de São Sebastião, e de lá ainda pago outra passagem para o Plano Piloto”, desabafa.
Dona Eliza, outra residente, destaca que a situação é ainda mais complicada no período noturno. “Depois das 21h, os ônibus praticamente desaparecem. Nos finais de semana, é um sofrimento. Já fico preocupada com a volta às aulas, principalmente para quem estuda à noite.”
João Alberto, por sua vez, aponta outro problema: a precariedade das vias no Morro da Cruz. “Muitos motoristas se recusam a rodar aqui por causa dos buracos. Isso dificulta o trajeto e prejudica ainda mais o serviço.”
Tentamos contato com a empresa Pioneira, responsável pela operação das linhas na região, mas, devido ao horário de final de semana, não obtivemos resposta. O espaço permanece aberto para manifestações da empresa ou do poder público.
Enquanto isso, os moradores pedem uma solução urgente para a questão. Eles reivindicam o cumprimento de promessas de melhorias no transporte público e mais atenção para as demandas do Morro da Cruz, que há anos enfrenta dificuldades de mobilidade e acessibilidade.
A redação seguirá acompanhando o caso.