A Polícia Civil do Distrito Federal investiga um caso de injúria racial contra um policial militar negro. Segundo o boletim de ocorrência, o caso ocorreu neste domingo (12), em São Sebastião, após a vítima ser xingada com palavras de baixo calão.
Segundo o registro feito na 30ª Delegacia de Polícia, em São Sebastião, o suspeito, “sem qualquer razão aparente”, arremessou uma pedra dentro do 21° Batalhão da PM. Em seguida, ele correu e entrou dentro de uma casa.
Ainda de acordo com os relatos, o policial passou a seguir o homem, que começou a fazer as ofensas criminosas. A polícia disse ainda que o homem entrou dentro de uma casa, subiu em um telhado e arremessou uma pedra, que atingiu e lesionou a mão de um policial.
A Polícia Militar disse que o suspeito caiu do detalhado e foi preso. Durante o caminho para a delegacia, segundo a corporação, o homem continuou “desferindo xingamentos e injúrias racistas”.
O suspeito foi preso e deve responder por lesão corporal, resistência, desacato e injúria racial.
Racismo e injúria racial
De acordo com a legislação brasileira, o crime de racismo é aplicado quando a ofensa discriminatória é contra um grupo ou coletividade. Por exemplo, impedir que negros tenham acesso a estabelecimento comercial privado.
Já com base no Código Penal, injúria racial se refere a ofensa à dignidade ou decoro, utilizando palavra depreciativa referente a raça e cor com a intenção de ofender a honra da vítima.