Com 80% das urnas apuradas, o Conselho Nacional Eleitoral (CNE) diz que Nicolás Maduro ganhou as eleições na Venezuela. O órgão garante que, com esse percentual de urnas apuradas até aqui, a vitória de Madura é “irreversível”.
De acordo com o CNE, Maduro obteve 51,2% dos votos, até aqui, enquanto o candidato da oposição, Edmundo González, teve 44,2%.
A oposição ainda não se pronunciou.
O CNE pediu respeito aos resultados apurados e parabenizou Maduro pela vitória.
Já a oposição, diz que Edmundo González ganhou as eleições.
“Queremos dizer ao tudo temo que a Venezuela tem um novo presidente eleito e é Edmundo González”, afirmou Maria Corina, líder da oposição venezuelana.
“Todo mundo sabe o que aconteceu aqui”, afirma Corina, falando que o próprio governo, a comunidade internacional e o povo venezuelano sabem que o resultado verdadeiro é a vitória da oposição.
A líder da oposição afirmou ainda que, quatro auditores independentes mostram que González foi o vencedor das eleições em todos os estados e que as pesquisas mostram uma vitória de González por 70%, contra 30% de Maduro, no que seria a maior vantagem histórica.
Ainda segundo Corina, a posição já teria acessado 40% das atas de votação e pede que a população continue acompanhando a liberação das outras atas.