Nesta quarta-feira (8/11), a Câmara Legislativa homenageou o senador Omar Aziz (PSD-AM) com o Título de Cidadão Honorário de Brasília em sessão solene.
O presidente da CLDF, deputado Wellington Luiz (MDB), enfatizou a gratidão da população do DF a Omar Aziz pelo empenho na manutenção do Fundo Constitucional do DF (FCDF). Relator do Projeto de Lei Complementar 93/2023, conhecido como “projeto de lei do arcabouço fiscal”, o senador defendeu a manutenção dos repasses pela União ao DF por meio do FCDF, destinado à segurança, saúde e educação no DF. “Perder o Fundo seria um dano irreparável ao DF”, considerou Wellington, ao enfatizar a participação efetiva do senador Aziz no episódio. “Estamos gratos e honrados”, salientou.
A força política e a capacidade de negociação de Aziz na manutenção do FCDF foram reforçadas pelo senador Otto Alencar (PSD-BA), que enalteceu a trajetória política de Aziz, um dos fundadores do PSD e “um dos melhores governadores da história do Amazonas”. Alencar entende que a concessão do título de CHB a Omar Oziz é uma “honraria a quem merece recebê-la”.
O gesto de solidariedade e a visão de estado medem a atuação de Aziz, observada, pelo DF, na manutenção do FCDF e, de modo permanente, pelo Amazonas, salientou o superintendente da Zona Franca de Manaus (Suframa), Bosco Saraiva.
Por sua vez, o deputado federal Silas Câmara (Republicanos-AM) lembrou a competência do homenageado na condução da CPI da Covid, em 2022. “Ele não titubeou em defender a vida do povo brasileiro e enfrentar o negacionismo”, afirmou.
Coragem
Em nome do GDF, o secretário de Relações Institucionais do DF, Agaciel Maia, endossou que os moradores do DF têm uma dívida de gratidão com Omar Aziz pela coragem de fazer o enfrentamento na defesa do FCDF.
“Brasília toda lhe é grata”, reiterou o presidente do PSD em Brasília, Paulo Octávio, ao citar os momentos de apreensão vividos neste ano, quando Omar Aziz convenceu os pares sobre a importância do Fundo.
Do mesmo modo, ratificou a importância de Aziz na manutenção do Fundo, bem como à frente da CPI a presidente do PSD Mulher do DF, Deborah Carvalhido. “O nome do senador está registrado nos anais da história”, disse.
Lisonjeado
“Agora sou cidadão de fato e de direito de Brasília”, declarou Omar Aziz, ao se dizer lisonjeado com a homenagem da CLDF. Ele narrou os acontecimentos que levaram à manutenção do FCDF, que representou “uma questão de justiça com Brasília”. Entre outras ações políticas, ele anunciou que seu papel agora será “trabalhar na pacificação do País”.
Diversas autoridades participaram da sessão solene, transmitida ao vivo pela TV Distrital (canal 9.3) e YouTube, como os deputados federais Sidney Leite (PSD-AM), Átila Lins (PSD-AM) e Adail Filho (PSD-AM).
Perfil
Omar Aziz começou na política em 1990, como deputado estadual por Amazonas, estado de onde foi vice-prefeito (1997-2002), vice-governador (2003-2010) e governador (2010-2014). É senador da república desde 2015, tendo sido reeleito em 2022.