Durante entrevista à CNN, o ex-presidenciável Ciro Gomes (PDT) fez uma denúncia contra o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), dizendo que este pode ser um escândalo maior que o Mensalão e o Petrolão.
Segundo Gomes, o governo federal vendeu R$ 93 bilhões de precatórios para dois bancos do país. Segundo ele, a compra foi feita com um deságio de até 50%.
“Eles [o governo] venderam os precatórios para bancos, para poucos bancos; dois bancos, que compraram esses precatórios com deságio de até 50%. Isso é uma falcatrua maior que a do Mensalão e do Petrolão juntos” declarou o pedetista.
O ex-governador do Ceará chegou a insinuar que a grande imprensa não estava noticiando o caso e disse que o Ministério Público pode investigar o caso e descobrir se é verdade ou não a denúncia que ele está apresentando.
No geral, o governo federal é o devedor do precatório, ou seja, ele é quem deve pagar. O comum é que o credor venda os precatórios, não o responsável pelo pagamento. A menos que os precatórios citados por Ciro Gomes sejam de estatais, não da União.