Search

-Publicidade-

Beber e dirigir vai custa caro, DF vai ganhar 40 novos etilômetros

Nessa quarta-feira (19/7), o Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF) publicou o Edital do Pregão Eletrônico nº 10/2023, para aquisição de 40 etilômetros passivos para serem utilizados pelos agentes de trânsito nas operações de fiscalização com foco na alcoolemia ao volante. A sessão pública para abertura do certame está prevista para ocorrer no dia 1º de agosto, às 9h.

De acordo com o edital, o pregão eletrônico será realizado na modalidade de menor preço para a aquisição desses equipamentos que são essenciais para a fiscalização de condutores embriagados, uma vez que, atualmente, as equipes de fiscalização contam com pouco mais de 10 aparelhos para a realização das blitzes da Lei Seca.

Para o diretor de Policiamento e Fiscalização de Trânsito do Detran, Clever de Farias, os equipamentos terão grande utilidade nas operações em razão da facilidade de detectar condutores embriagados: “Os etilômetros passivos permitem que, com uma simples abordagem, se identifique se há partículas de álcool nas proximidades do condutor e, assim, oferecer o etilômetro ativo para verificar se o condutor está embriagado para autuá-lo, se for o caso”.

Etilômetro passivo

O etilômetro passivo é um aparelho utilizado na fiscalização de trânsito para detectar se o motorista fez uso de álcool na direção veicular. Seu uso é bastante eficaz, pois não é preciso que o motorista assopre no equipamento, como acontece com o etilômetro convencional.

Esse equipamento é capaz de detectar a presença do álcool apenas pela aproximação, informando o operador se há ou não partículas de álcool junto ao condutor.

Total Page Visits: 182 - Today Page Visits: 1

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *