A torcida do Flamengo ignorou e desprezou dois cartolas candidatos nas eleições do último domingo (6). Marcos Braz e Cacau Cotta, dirigentes do clube que contavam com o apoio da massa rubro-negra, foram derrotados nas urnas. Em compensação, os flamenguistas ajudaram o prefeito vascaíno Eduardo Paes a se reeleger no primeiro turno.
Marcos Braz é vice-presidente de Futebol do Flamengo e foi candidato à reeleição para vereador pelo PL. Cacau Cotta, diretor de Relações Externas, também foi candidato a vereador, mas pelo MDB.
Braz teve apenas 8.151 votos (0,27% do total). Cacau Cotta tentava assumir a cadeira na câmara carioca pela primeira vez, mas não teve o número de votos necessários. Recebeu apenas 3.638 (ou 0,12% do total).
E o prefeito ainda tirou onda
Acontece que Eduardo Paes foi responsável pela viabilização do leilão do terreno do Gasoduto, local onde o Flamengo vai construir o seu estádio. O negócio, por questões legais, estava emperrado na Caixa Econômica, mas o prefeito, numa indisfarçável jogada política, resolveu o problema com uma canetada e ganhou a simpatia dos flamenguistas. E ainda tentou disfarçar quando assinou a documentação para liberar as obras:
“Primeiro que eu não estou tão feliz não… Como vascaíno me dá dor no coração… Mas, falando sério, é um ganho para a cidade… O Flamengo é a maior potência econômica do Rio de Janeiro. Traz muito turista. Não consigo entender quem vem ao Rio de Janeiro para ver o Flamengo, mas tudo bem… E o vascaíno aqui, que é o prefeito da cidade, vai deixar o vereador flamenguista feliz”, disse Paes em seu discurso, em junho deste ano.
Alexandre Ramagem, o adversário de Eduardo Paes que perdeu de goleada na eleição de domingo, bem que tentou se aproximar do Flamengo.
Em junho, carregado pela mão de Marcos Braz, apareceu numa foto no Ninho do Urubu, e o presidente Rodolfo Landim reprovou a atitude do seu vice-presidente, com receio de causar algum desconforto com o prefeito da cidade do Rio de Janeiro.
A torcida certamente entendeu o recado e derrotou Braz e Ramagem.
Acompanhe as atualizações da coluna “Futebol Etc” nas redes sociais, agora também no Bluesky. Junte-se a nós. @marcondesbrito.bsky.social. Mande sugestões para a coluna pelo email mbritofuteboletc@gmail.com