Em meio às discussões sobre o pedido de instalação da CPI da Saúde, o governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), falou sobre o assunto. Ibaneis afirmou que investiu R$ 50 bilhões na área e chamou os governos anteriores, de Agnelo Queiroz (PT) e de Rodrigo Rollemberg (PSB), de “incompetentes”.
“A gente vem tirando o atraso dos governos que passaram por aí. Nós não podemos esquecer a desgraça que foi o governo do PT e a desgraça que foi o governo do Rollemberg. Tem hora que parece que eles esquecem o tamanho da incompetência dessas duas administrações. E nós não podemos esquecer isso. Nós já investimos, ao longo desses últimos cinco anos, quase R$ 50 bilhões para melhorar a saúde do Distrito Federal. E estamos trabalhando cada vez mais”, afirmou o governador.
Ibaneis comentou que enviou à CLDF, nesta terça-feira, projeto de lei para contratação de mais médicos. Hoje também, o GDF nomeou 146 médicos, 20 enfermeiros e 21 técnicos de enfermagem. Em abril deste ano, foram contratados mais 461 médicos – 240 efetivos, 21 substituindo candidatos que não se apresentaram no chamamento público e 200 temporários.
Ibaneis comentou também, sem citar nomes, sobre um parlamentar do PT que teria questionado a necessidade da construção do hospital. “Um deputado do PT teve coragem de perguntar na Câmara Legislativa: ‘Para quê construir o hospital?’ E é por isso que demorou 16 anos, passou o governo do PT e do PSB, e não foi construída uma unidade hospitalar na nossa cidade. Agora, nós vamos fazer quatro, para poder atender nossa população cada vez melhor. Isso tem que ser dito e tem que ser repetido por todos vocês. Esses incompetentes não vão voltar mais ao Governo do Distrito Federal”, declarou.
Nesta terça-feira (4/6), o Colégio de Líderes da Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF), decidiu rejeitar o pedido para que a CPI da Saúde fosse instalada com urgência. Foram cinco votos contra a inversão da ordem das comissões e três a favor.