A eleição para o Conselho Tutelar em São Sebastião, que ocorre neste domingo 01/10, nota se uma baixa participação por conta da natureza não obrigatória da votação. Os locais de votação testemunham uma escassa manifestação dos eleitores, apesar da importância do papel desempenhado pelos membros do Conselho Tutelar na proteção dos direitos das crianças e adolescentes na região.
Candidatos e Vagas em Disputa
Um total de 31 candidatos disputaram as 05 vagas disponíveis de titular para o Conselho Tutelar de São Sebastião mais suplentes . Os eleitos assumirão seus mandatos de quatro anos a partir de janeiro de 2024, com a responsabilidade crucial de garantir o bem-estar e a proteção das crianças e adolescentes do município.
Horário e Acesso às Urnas
A votação teve início às 8 horas da manhã e se encerra às 17 horas. Para aqueles que desejavam exercer seu direito de voto, o acesso aos locais de votação e relativamente direto, especialmente se a escola em que normalmente votam estiver na lista de locais de votação. Os eleitores podem apresentar seu título eleitoral, tanto na versão física quanto digital, acompanhado de um documento com foto.
No entanto, apesar da facilidade de acesso e do papel vital desempenhado pelo Conselho Tutelar na proteção das crianças e adolescentes, a baixa participação nas eleições reflete a falta de conscientização e mobilização por parte dos eleitores. A ausência de uma obrigatoriedade de voto torna crucial o papel das campanhas de conscientização e educação cívica para incentivar a participação em eleições que afetam diretamente o futuro das crianças e adolescentes da região.
O resultado final das eleições para o Conselho Tutelar em São Sebastião será anunciado ao final da votação pelo o sistema do TRE , revelando os cinco eleitos que assumirão a responsabilidade de proteger e promover os direitos da juventude local nos próximos quatro anos. A esperança é que, nas próximas eleições, a conscientização e o engajamento dos eleitores aumentem, demonstrando a importância desse órgão na comunidade.