Viaduto na Entrada de São Sebastião e Mangueiral Previsto para 2025
O Departamento de Estradas de Rodagem do Distrito Federal (DER-DF) anunciou um importante avanço na mobilidade da região de São Sebastião e Mangueiral com a construção de um novo viaduto na interseção entre a DF-001 e a DF-463.
O edital de licitação para o projeto, divulgado nesta sexta-feira (8) no Diário Oficial do Distrito Federal (DODF), visa contratar a empresa responsável pela obra, que está estimada em R$ 23,4 milhões e beneficiará cerca de 40 mil motoristas.
Processo de Licitação
O processo de licitação será feito de forma eletrônica e as propostas deverão ser enviadas até o dia 20 de fevereiro, às 10h. Após essa etapa, o DER-DF divulgará as empresas habilitadas para concorrer e, posteriormente, anunciará a vencedora. Em seguida, será assinado o contrato e, por fim, emitida a ordem de serviço para o início das obras, previsto para ocorrer em até 90 dias após a assinatura do contrato. A empresa selecionada terá um prazo de 365 dias consecutivos para a conclusão do viaduto.
Melhorias Previstas
A obra trará uma série de melhorias para a região, incluindo terraplenagem, drenagem, pavimentação, construção de ciclovia e sinalização. Além disso, está prevista a construção de uma “Obra de Arte Especial” que inclui o viaduto, bem como outras infraestruturas complementares, como muro de contenção e a preparação para o corredor de transporte público do Eixo BRT Jardim Mangueiral/Jardim Botânico.
De acordo com Fauzi Nacfur Júnior, presidente do DER-DF, a iniciativa integra um conjunto de melhorias na mobilidade da região, complementando o Complexo Viário do Jardim Botânico, entregue recentemente. “Essa é mais uma obra que garantirá uma mobilidade sustentável, além de melhorar a fluidez e a segurança para os motoristas que transitam pelo local”, destacou Nacfur.
A expectativa é que, ao término, o viaduto alivie o tráfego na região, oferecendo uma alternativa mais eficiente para quem utiliza o trecho diariamente e impulsionando a qualidade de vida dos moradores locais.