A saída temporária de detentos de um presídio em Brasília na manhã desta sexta-feira (20/09) provocou lentidão no trânsito da Capital. A movimentação intensa nas proximidades da unidade prisional gerou congestionamento em diversas vias nas vias adjacentes.
A Vara de Execuções Penais (VEP) estabeleceu, por meio da portaria, nove saídas temporárias este ano, totalizando 36 dias.
As autoridades de trânsito foram acionadas para atuar na região e controlar o fluxo de veículos.
A operação está sendo acompanhada de perto pelas forças de segurança, que buscam garantir a ordem e a segurança durante a liberação dos presos.
O benefício é concedido pela Vara de Execuções Penais (VEP) aos detentos que cumprem o regime semiaberto no Complexo Penitenciário da Papuda, no Centro de Progressão Penitenciária (CPP) e na Penitenciária Feminina do DF.
A saída temporária é prevista pela Portaria nº 01/2024 da VEP e contempla custodiados que cumprem pena no regime semiaberto e que têm autorização de trabalho externo ou saídas temporárias. Segundo a Seape, aquele que não retornar no dia e no horário previstos será considerado foragido e poderá perder o direito ao regime semiaberto.