Os moradores do Morro da Cruz, uma comunidade com de 30 mil habitantes localizada na região Administrativa de São Sebastião estão enfrentando sérios desafios de acesso aos serviços de saúde devido à falta de médicos na Unidade de Saúde local. A situação tem gerado preocupações crescentes entre os residentes, que se veem desamparados em meio a necessidades médicas urgentes.
A Unidade de Saúde do Morro da Cruz tem sido a principal fonte de atendimento médico para a comunidade por muitos anos. No entanto, a carência de médicos que ja se arrasta por mais de 03 meses tem se agravado recentemente, deixando os moradores sem a assistência necessária para cuidar de suas necessidades de saúde básicas e especializadas.
Muitos moradores relataram longas esperas por consultas médicas, chegando amais d e 06 meses de espera. Essa espera prolongada não apenas causa desconforto físico e emocional, mas também pode agravar condições médicas já existentes.
Maria Silva, moradora do Morro da Cruz, disse: “Minha filha tem asma, e há 03 meses estamos tentando conseguir uma consulta na Unidade de Saúde, mas sempre nos dizem que não há disponibilidade por falta do medico. Estamos preocupados com a saúde dela e não sabemos para onde recorrer.”
A falta de médicos também afeta a capacidade da unidade de saúde de lidar com emergências médicas. Em casos de acidentes ou crises súbitas de saúde, os moradores muitas vezes se veem obrigados a buscar atendimento em hospitais mais distantes, o que pode resultar em atrasos críticos no tratamento.
Elisangela relatou a nossa equipe que esta a mais de 03 meses esperando para entregar um exame e todas as vexes que procura a unidade e a resposta e mesma, não temos medo e com isso ela se sente desamparada pedindo ate pelo o amor de Deus para que nossa equipe cobre solução do GDF
Os líderes comunitários do Morro da Cruz estão buscando soluções para esse problema urgente. Eles já enviaram pedidos às autoridades de saúde locais e estaduais em busca de mais recursos humanos e financeiros para a Unidade de Saúde. Além disso, estão organizando manifestações pacíficas para chamar a atenção para a situação.
LIPPE VIANA, Ouvidor Comunitário, afirmou: “Estamos dispostos a fazer o que for preciso para garantir que nossos moradores tenham acesso adequado à assistência médica. A saúde de nossa comunidade está em jogo.”
A falta de médicos na unidade de saúde do Morro da Cruz\ não é um problema isolado, e muitas comunidades estão enfrentando esse problema semelhantes. É essencial que as autoridades tomem medidas imediatas para abordar essa escassez de médicos e garantir que todas as comunidades tenham acesso a serviços de saúde de qualidade.
Enquanto isso iremos continuar a luta por uma solução para o problema, os moradores esperam que suas vozes sejam ouvidas e que medidas eficazes sejam tomadas para resolver a falta de médicos na Unidade de Saúde e, assim, garantir um atendimento médico adequado para todos na comunidade, iremos a partir da próxima semana visitar todas unidades de saúde da cidade para levantar as demandas afirmou Lippe Viana jornalista do Portal Ouvidoria Comunitária